Apresentação Projeto @mum_on_cv

Projeto @mum_on_cv

Neste mês de março, em que se assinala (ainda) a luta pelos direitos das mulheres, é com muito orgulho que partilhamos o contributo da Vida Norte na área da integração profissional.

Foi com grande entusiasmo que apresentámos o nosso Projeto @mum_on_cv, no passado dia 1 de março, um projeto inclusivo para as mulheres e mães que tantas vezes ficam na retaguarda: para cuidar dos filhos, para que os companheiros possam progredir profissionalmente, porque não têm suporte familiar ou financeiro para assegurar uma vaga em equipamento educativo para os seus bebés ou porque simplesmente a rede de creches não tem vagas suficientes para as necessidades reais. Assim, são tantas as mães que anulam ou diminuem as suas aspirações profissionais apenas porque o mercado de trabalho não tem condições de as acolher.

O @mum_on_cv pretende inspirar à mudança desta realidade e perante uma plateia interessada, foi um privilégio apresentar a Plataforma Digital @mum_on_cv (mumoncv.vidanorte.org), um site desenvolvido em parceria com a ARMIS Group, que visa a promoção da (re)integração laboral das mulheres com filhos na primeira infância e a sensibilização para a temática conciliação trabalho-família. Demos também a conhecer o Programa de Mentoria “Guide me in”, desenvolvido em colaboração com a Mercer Portugal, pela voz das Consultoras Estratégicas de Talento Inês Aguiar Manshukhlal e Sara Couto, que nos permite apoiar as empresas após a entrada das mães acompanhadas pela Vida Norte, através de um formato de voluntariado corporativo.

Tivemos ainda a oportunidade de ouvir um testemunho de uma mãe já acompanhada pela Vida Norte, Vânia Lourenço, integrada pela nossa rede @Partners como administrativa desde 2019 na Escola de Educação e Parentalidade Positivas e que concilia com o seu próprio projeto @historiasdeembalar, a partir do qual já lançou um livro inclusivo “A estrela que queria ser árvore”.

Num segundo momento, tivemos uma roda de conversas com o tema “Qual o lugar das mães nas empresas?”, com profissionais e mães, que trabalham em projetos extraordinários que vale a pena acompanhar: Carolina Ferreira (CMP), Joana Fernandes (Mercer Portugal), Paula Costa (Parents and Partners) e Edite Amorim (Thinking Big).

Muito obrigado às entidades financiadoras deste projeto, Portugal Inovação Social e Câmara Municipal do PortoCUFMissão Continente e Cegid Primavera, sem as quais não seria possível chegar até aqui, e à Porto Business School, pela cedência do fantástico espaço para o evento.

Se gostaria de conhecer melhor o projeto @mum_on_cv e faz parte de uma organização que acredita na valorização das mães como força no mercado de trabalho e aposta no equilíbrio das gerações futuras, contacte-nos para o e-mail: mum_on_cv@vidanorte.org. 


Share on Facebook