A experiência na primeira pessoa

 

Fazer parte do @mum_on_cv pode tornar-se uma experiência muito recompensadora tanto a nível pessoal, como a nível organizacional, tornando o ambiente das empresas mais family-friendly, impactando os processos, o desempenho profissional e o bem estar das equipas.

"A minha experiência no @mum_power despertou muitos sentimentos que estavam adormecidos dentro de mim. "

“A minha experiência no @mum_power despertou muitos sentimentos que estavam adormecidos dentro de mim. Após a gravidez me vi num núcleo só meu e do meu filho, internalizei que só isso bastava. Após as formações lembrei-me das minhas qualidades como profissional e senti vontade de transcender e reacender isso dentro de mim. Nas sessões aprendi que meu mundo não se resume apenas em ser mãe, que antes de ser mãe, eu era uma mulher dedicada ao trabalho, gostava de ter competências, de desafios, de compromisso com algo que trazia significado ao fim do dia e que eu posso ter isso novamente. Então, com o programa @mum_power aprendi que sou forte e que posso sim ser uma excelente mãe e trazer mais significado à minha vida. Percebi também como me sentir útil, aprender mais e voltar a dar significado à minha vida profissional. Obrigada por despertar o meu eu, @mum_power!”


Fernanda Quele

Fernanda Quele

Mãe

“A minha experiência no @mum_power despertou muitos sentimentos que estavam adormecidos dentro de mim. Após a gravidez me vi num núcleo só meu e do meu filho, internalizei que só isso bastava. Após as formações lembrei-me das minhas qualidades como profissional e senti vontade de transcender e reacender isso dentro de mim. Nas sessões aprendi que meu mundo não se resume apenas em ser mãe, que antes de ser mãe, eu era uma mulher dedicada ao trabalho, gostava de ter competências, de desafios, de compromisso com algo que trazia significado ao fim do dia e que eu posso ter isso novamente. Então, com o programa @mum_power aprendi que sou forte e que posso sim ser uma excelente mãe e trazer mais significado à minha vida. Percebi também como me sentir útil, aprender mais e voltar a dar significado à minha vida profissional. Obrigada por despertar o meu eu, @mum_power!”

Fabiana Silva

Mãe

“Olá, me chamo Fabiana Silva e venho aqui contar como foi a incrível experiência que vivi na Vida Norte. Vou tentar resumir porque é mesmo uma grande história com grandes momentos! Quando conheci a Vida Norte eu já não tinha nenhuma expectativa de vida, para mim já era o fim... E então Deus colocou a Vida Norte na minha vida, com mulheres capacitadas, maravilhosas, que se dedicam a cuidar de outras mulheres em momentos de fragilidade, com muito amor, carinho e atenção! Me inspiraram muita confiança para desabafar meus medos, frustrações e da melhor forma foram-me ajudando a superar tudo aquilo que eu vivi. Tive muitas formações de alta qualidade com várias modalidades diferentes, mas a que mais me marcou foi ter participado no grupo @mum_power, onde aprendi e descobri capacidades que eu desconhecia ter. Com o grupo aprendi a me apresentar, como ter uma postura correcta numa entrevista de emprego e também como agarrar essa oportunidade. Graças à parceria da Vida Norte com algumas empresas e com o que aprendi fui a uma entrevista conquistar o tão sonhado emprego. Passei pela entrevista e logo em seguida comecei a trabalhar numa determinada função. Após o primeiro ano de empresa, com muito empenho e com tudo o que aprendi nas formações, fui cada dia melhorando e mostrando que sou capaz, com destaque em várias áreas. Tive a felicidade de ser promovida a um cargo melhor e muito desejado, já estou na empresa há 1 ano e 5 meses e vou continuar me empenhando para continuar me destacando porque voltei a sonhar! Sinto muita gratidão pela Vida Norte na minha vida!”

Lidia Coa

Mãe

"Hola mi nombre es Lidia Coa Soy boliviana Estoy en Portugal desde el año 2019, soy mamá de la pequeña Valentina. Conocí a Vida Norte en el año 2020. Recibí todo el apoyo de Vida Norte. Fuí amparada e acogida por todo los profesionales con mucho cariño, paciencia y me hicieron sentir en familia. El tiempo en que fuí aconpañada por Vida Norte fué una gran sorpresa de emociones, lleno de enseñanza y aprendizaje. Fué ahí que conocí el proyecto Rumo Power, lleno de fuerza y energía. Todas juntas somos más fuertes. Allá aprendí lo más importante: como procurar un trabajo, aprendí sobre la vestimenta y maquillaje, de acuerdo al tipo de entrevista de trabajo, aprendí tambíen a hablar y a estar segura… Lo que más me marcó fué una entrevista de trabajo práctico… me ayudó a sentirme aun más segura de mi misma. Gracias a Vida Norte conseguí trabajo! Me siento querida por mis empleadores o patrones, más segura de mi misma con confianza y enfoco en mis objetivos. Vida Norte para mí es Insistir, Persistir, Resistir y nunca desistir, pase lo que pase, cueste lo que cueste, siempre para adelante”

Dallah Camara

Mãe

“Antes de mais tenho de agradecer por estar rodeada de Mulheres, Mães, Amigas MARAVILHOSAS. Fazer parte do grupo @mum_power foi espectacular. Como diz o próprio nome Mum_Power, no grupo mostramos que não precisamos de usar uma capa de super-herói para sermos todas umas Heroínas. Vi como cada uma lutava no seu dia-a-dia, vi como cada uma cuidava da Família, da casa, dos bebés, que nessa época do ano andavam sempre doentinhos, e nada disso impediu que cada uma pudesse mostrar que por trás de uma Mãe exausta, com os seus problemas do quotidiano, também existia uma amiga, disposta a ajudar uma outra mãe que estivesse a precisar. O grupo significou muito para mim nesta fase da minha vida, porque pude falar com outras mães sobre os meus problemas, sempre que precisei de ajuda estas mães estiveram lá para me apoiar. Com esse grupo posso dizer que me tornei numa pessoa mais madura, visto que consegui desenvolver muitas habilidades que nem sabia que tinha. Aprendi a ouvir mais o próximo (não que não soubesse ouvir antes), a tentar ajudar sempre que precisassem de mim, consegui soltar-me e abrir-me quando tinha problemas, porque sabia que ninguém me ia julgar. Estar rodeada de pessoas Super-cool, com problemas idênticos aos das outras, fez com que criássemos laços de amizade e confiança. Só tenho mesmo a agradecer a todas pelo carinho e atenção que sempre tiveram comigo.”

Larissa Fernandes

Mãe

“Olá, o meu nome é Larissa e tive o prazer de fazer parte do grupo @mum_power da Vida Norte. Para mim foi muito importante estar neste grupo nesta altura da minha vida. Tive a oportunidade de me conhecer melhor, desenvolver novas habilidades e me posicionar melhor perante um cenário desafiador que é a maternidade e a vida profissional. Me sinto mais segura e preparada para viver novos desafios .”

Kelry Andrade

Mãe

“Foi uma experiência maravilhosa de partilha, aquisição de conhecimentos e auto-conhecimento. Em sessões dinâmicas, agradáveis e adaptadas à nossa necessidade, tendo sessões on-line e presenciais, com profissionais bem capacitadas. Para mim, foi uma ótima oportunidade de entender melhor o meu lado profissional, e agora posso definir com clareza metas e onde quero chegar.”

Câmara Municipal do Porto

Parceiro

O Município do Porto, enquanto investidor social no âmbito das Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social do Projeto @mum_on_cv desenvolvido pela Vida Norte, reconhece que este é um projeto com enorme potencial de impacto, uma vez que pretende capacitar em competências de empregabilidade e promover a integração profissional de grávidas e recém mães, através da promoção de competências e da concretização dos valores da inclusão e da igualdade de género. O empenho e entusiasmo, aliado ao conhecimento e vasta experiência que a equipa da Vida Norte detém nestas temáticas, permitirão alcançar as metas que foram definidas para este projeto. O Município manterá a estreita colaboração com a Vida Norte tendente ao correto acompanhamento e execução do Projeto @mun_on_cv.

CUF

Parceiro

Ser investidor social do Projeto @mum_on_cv é uma das formas de concretização da estratégia de sustentabilidade da CUF, contribuindo para o desenvolvimento social dos territórios onde atua e, neste caso em concreto, promovendo a inclusão através da empregabilidade, da capacitação de mulheres e da conciliação entre o trabalho e a família.

Primavera

Parceiro

No Grupo Primavera acreditamos que, através de parcerias entre a organização e instituições sociais, é possível aportar valor às comunidades locais, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável. O projeto Vida Norte é uma causa que se enquadra totalmente no nosso projeto de apoio social, diversidade e inclusão, já que promove a educação e a integração de mulheres no meio profissional, dotando-as das ferramentas necessárias para se tornarem autónomas. Os nossos colaboradores tiveram a oportunidade de fazer parte deste projeto, transmitindo conhecimentos e competências digitais essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

MContinente

Parceiro

O projeto @mum_on_cv da Vida Norte está perfeitamente alinhado com os eixos de atuação da Missão Continente, sendo o apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade um dos focos prioritários do eixo das Pessoas. Para a Missão Continente, os últimos anos têm representado um aprofundamento do seu papel enquanto investidor social, aplicando todos os princípios base na seleção dos projetos que apoia e estreitando a relação com as organizações que os implementam, no sentido de maximizar o impacto das suas iniciativas. Esta parceria representa assim uma oportunidade da MC assumir a posição de investidor social, com acompanhamento direto e envolvimento nas decisões chave ao longo de todo o projeto, colmatando sempre que possível as necessidades emergentes, e beneficiando da experiência e capacidade de concretização de um parceiro de implementação sólido como a Vida Norte.

Armis

Parceiro

“Para a ARMIS, participar no projeto @mum_on_cv é uma forma de estarmos cada vez mais alinhados com a nossa missão de responsabilidade social e agregar valor às comunidades envolvidas. Apoiar e promover a capacitação de recém mães, está de acordo com um dos nossos pilares que se baseia na qualidade de vida das nossas pessoas e da promoção da inclusão e diversidade. Este projeto é também uma representação daquilo que a ARMIS preza em ter como parte do seu ADN, além de que é um verdadeiro orgulho fazer parte de ações que levantam questões necessárias para o mercado de trabalho e uma constante evolução das organizações no âmbito social. Esperamos poder apoiar cada vez mais projetos como o @mum_on_cv e ser parceiros na inclusão, diversidade e apoiar a valorização da empregabilidade para todos.”

Mercer

Parceiro

"É com um enorme orgulho que a Mercer tem estado, nos últimos anos, próximo da Vida Norte a procurar apoiar aquilo que a Associação melhor faz – tornar a vida das mães e das famílias que a procuram mais leve, mais feliz e com uma orientação cada dia mais clara sobre o futuro a construir. Quando nos desafiaram a desenhar um programa para mentores, abraçamos o desafio com o mesmo entusiasmo com que a Vida Norte acolhe a comunidade. Desde logo, foi claro que a Vida Norte procurava uma solução que apoiasse a integração das Mães Vida Norte no mercado de trabalho, bem como sensibilizasse as Empresas para este processo, reforçando o awareness sobre os desafios sentidos. Alinhados no propósito e acreditando que todos temos algo a aprender e ganhar numa relação de Mentoria, a Mercer desenvolveu um programa de mentoria focado na inserção profissional, visando a sensibilização das organizações para os desafios inerentes à integração vida pessoal e profissional das mães."